Tecnologias trazem o mundo para a escola - 18.07.2008

18:35 Edit This 0 Comments »
Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Maria Elizabeth Biaconcini Almeida, mais conhecida como Beth Almeida, se dedica a estudar a aplicação de novas tecnologias na educação, desde 1990. Na época, ajudou a estruturar o núcleo de informática da Universidade Federal de Alagoas. Com mestrado e doutorado na área, atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação pesquisando Novas Tecnologias em Educação.

Em entrevista ao Jornal do Professor, a especialista ressaltou a importância da capacitação dos educadores para a modernização da sala de aula. Segundo ela, as ferramentas de produção colaborativa já são as mais utilizadas e o futuro das escolas será pautado por uma palavra: conectividade.

1. O que são exatamente as novas tecnologias que estão sendo aplicadas na educação?

Quando falamos de novas tecnologias fazemos referência, principalmente, àquelas digitais. Hoje, sabemos que a tendência é de que haja uma convergência de tecnologias e mídias para um único dispositivo. O essencial é que este dispositivo possua ferramentas de produção colaborativa de conhecimento, de busca de informações atualizadas. Isso possibilita uma comunicação multidirecional, na qual todos são autores do processo ou, pelo menos, têm potencial para ser.
2. Quando surgiu a discussão sobre esse assunto?
O primeiro projeto público surgiu no Brasil em meados da década de 1980. Era o EDUCOM, um projeto de pesquisa desenvolvido em conjunto por cinco universidades públicas que se dedicaram à produção de softwares, formação de educadores e desenvolvimento de projetos pilotos nas escolas.
3. Há uma certa polêmica em torno do uso das tecnologias em sala de aula. Afinal, os efeitos são positivos ou negativos para o desempenho dos alunos?
Vivemos numa sociedade informatizada. Não podemos negar o contato com a tecnologia justamente para a população menos favorecida que, em geral, só teria condições de acessá-la no ambiente escolar. Pesquisas mostram resultados promissores quando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) são utilizadas de forma adequada, que oriente o uso para a aprendizagem, o exercício da autoria e o desenvolvimento de produções em grupo.
4. Como elas devem ser usadas do ponto de vista pedagógico?
As novas tecnologias podem ser usadas de diferentes maneiras, mas podem trazer soluções mais eficazes em projetos que envolvem a participação ativa dos alunos, como em atividades de resolução de problemas, na produção conjunta de textos e no desenvolvimento de projetos. O fundamental nessas tarefas é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para: chegar até as informações que são úteis nos seus projetos de estudo, desenvolver a criatividade, a co-autoria e senso crítico.
5. Na era da tecnologia, como serão as salas de aula do futuro?
A primeira mudança é a expansão do espaço e do tempo. Rompe-se com o isolamento da escola entre quatro paredes e em horários fixos das aulas. Teremos a escola no mundo e o mundo na escola. Isso, porque o conhecimento não se produz só na escola, mas também na vida - numa empresa, num museu, num parque de diversões, no meio familiar. Tais espaços poderão se integrar com as práticas escolares e provocarão uma revisão no conceito de escola e de currículo. Os equipamentos serão bem diferentes, estarão disponíveis em qualquer lugar, talvez nem tenhamos que carregá-los. A conectividade é que vai nos acompanhar em todos os lugares.
6. Quais serão as principais ferramentas dos professores?
Que tipo de recurso já está sendo utilizado?Já temos uma série de instrumentos sendo utilizados pelos professores. Os blogs, por exemplo, são bastante disseminados entre os docentes. O WiKi, que é um programa virtual de produção colaborativa de textos, também. Entretanto há outros recursos, como simuladores que permitem visualizar fenômenos da natureza ou do corpo humano que não teríamos condições de acompanhar se não fosse virtualmente; os simuladores propiciam também compreender o significado de funções matemáticas abstratas por meio de testes de hipóteses e da representação gráfica instantânea.
7. A senhora pesquisou a política de outros paises em relação à aplicação das TICs na educação. Como o Brasil se posiciona em relação a países como Estados Unidos e Portugal?
Atualmente, há uma convergência das experiências em diversos países. Os computadores portáteis, por exemplo, estão sendo testados em todo o mundo, simultaneamente: tanto em países da América Latina, quanto da África, da Europa. O problema, no entanto, não é a disponibilidade das tecnologias e sim a formação de professores para utilizar as TICs. Outro problema que também se evidencia em todos os países é a concepção de currículo. Precisamos superar a idéia do currículo prescrito como lista de tópicos de conteúdo. O currículo deve ser construído integrando o que emerge da própria relação cotidiana entre professores e alunos. Muitas vezes, os currículos não abordam habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas. Quando se trabalha com o registro de uma atividade num blog, por exemplo, os alunos desenvolvem um projeto pelo computador, que tem o seu desenvolvimento registrado e, assim, é possível identificar diferentes dimensões do currículo que foram trabalhadas no projeto, o que vai muito além do currículo prescrito.
8. O que está sendo feito hoje em termos de formação de professores?
Em primeiro lugar, no Brasil, todos os programas voltados para TICs na educação têm essa preocupação de capacitar os professores. Mais do que permitir o acesso à tecnologia, os programas trabalham a preparação dos educadores. E isso é uma questão de longo prazo, porque a formação se dá ao longo da vida, tem que ser continuada e voltada para a própria prática. Além disso, temos hoje várias pesquisas sendo desenvolvidas nesta área e o Brasil se destaca por ter um projeto de tecnologias na educação que integra a formação de educadores, a prática de uso de tecnologias e a pesquisa científica.
(Renata Chamarelli)
Fonte: http://www.scribd.com/doc/13220562/Tecnologias-Trazem-o-Mundo-Para-a-Escola

Tecnologia no meu dia-a-dia

16:26 Edit This 0 Comments »
Pense em um dia típico de sua vida, observando os seguintes questionamentos: Você já havia pensado em quantas tecnologias usa em seu dia-a-dia? Quais tecnologias usou hoje? Quais mídias? Como as novas mídias interativas influenciam seu dia-a-dia?


Acho que raramente parei para pensar nas tecnologias que uso no meu dia-a-dia, mas vamos lá....hummm deixe me ver. Hoje fui despertada com uma ótima tecnologia, o celular, que quase joguei longe, mas... faz parte, desliguei o ventilador com aquele barulho que embala meu sono, usei o celular, geladeira, notebook. Liguei o CD do carro, tirei fotos com a máquina digital, quando acessei o e-proinfo para postar essa tarefa. Não temos como fugir, desde sempre vivemos rodeados por tecnologias e mídias e a cada dia nos influenciamos mais. As novas mídias se instalaram em nosso meio e não adianta temos que aprender a interagir com cada uma delas, são computadores multimídias, telefones, CD ROM, televisão, entre outros. Para ter uma idéia de como a tecnologia facilita tudo mesmo é que daqui alguns segundos nosso Tutor estará lendo e analisando as nossas reflexões.

TV e violência: um casamento perfeito - Desafios da Televisão e do Vídeo à Escola

16:16 Edit This 0 Comments »
Ao ler os artigos dos professores Waldemar Setzer e José Manuel Moran, fiquei indignada diante do radicalismo com que combate a televisão e o uso do computador, especialmente por crianças. No texto TV e violência: um casamento perfeito destaca a idéia de que a televisão não deveria ser utilizada nas nossas residências, porque permite a entrada da violência através dos meios de comunicação, mas temos que parar e analisar essa fala. Será que é só através do meio de comunicação que a violência entra nas residências? Sabemos que não, pois a violência está contextualizada no nosso dia-a-dia, infelizmente.
Temos que ser racionais e interagir com as mudanças, buscando, na evolução, um ponto de apoio pedagógico para propiciarmos aulas dinâmicas e mais atrativas. Vamos ser bem honestos: a escola está muito cansativa, sem atrativos, e temos que lançar mão das mídias, para sairmos desse marasmo, inovando, criando conceitos concretos de aprendizagem. Não concordo com a fala que o uso precoce da tecnologia como computador e TV pode deixar o pensamento abstrato, prejudicando os jovens forçando-os a usarem uma linguagem e um tipo de pensamento que é totalmente inadequado para crianças e jovens antes de terem uma maturidade intelectual adequada, mas se não for inserido no mundo dessas crianças e jovens, as novas tecnologias, como vamos descobrir se eles têm maturidade para estarem absorvendo as novas linguagens? E, cabe a nós, educadores, abrirmos o mundo de novidades nas escolas, sem ficarmos atrelados à falsa idéia de que se a tecnologia não evoluísse o mundo seria bem melhor. Claro que precisamos estar alertando sobre como estar usando esses recursos, pois tudo que é excessivo torna-se prejudicial.

Formação Continuada em Mídias na Educação

07:45 Edit This 1 Comment »
Hoje é o primeiro dia da Formação Continuada em Mídias, nesse primeiro momento tudo dentro dos padrões, sem muitos mistérios.
Mas pelo visto as coisas vão ficar mais complicadas...
Oba!!! desafio sempre é bom.....

Gosto de...

06:48 Edit This 1 Comment »

Gosto da felicidade vindo ao meu encontro...
Gosto das cores do céu...
Gosto de ver as pessoas felizes...
Gosto de encontrar os velhos amigos...
Gosto de colocar as fofocas em dia...
Gosto de me sentir amada...
Gosto de amar...
Gosto de ser carinhosa...
Gosto de ser dengada...
Gosto de compartilhar tudo com meus amigos...
Gosto de conversar... e muito...
Gosto de sentir o cheiro das rosas abrindo...
Gosto de ouvir o barulho da chuva caindo de mansinho...
Gosto de encontrar fotos antigas e rir muito...
Gosto também de encontrar fotos antigas e me emocionar...
Gosto de viver intensamente todos os momentos...
Gosto de gostar de compartilhar, respirar, amar, viver....e ser feliz.
ALE